O gênero textual ofício é uma forma de correspondência utilizada por órgãos do serviço público.
Principais características:
Principais características:
1) Deve ser datilografado em folha de papel ofício;
2) O número do ofício, seguido do ano, deve ser escrito à esquerda, no alto da folha; na mesma linha, à direita, vem à indicação do local e da data.
3) Depois de um pequeno espaço vem o vocativo com que nos dirigimos ao destinatário (Senhor Diretor, Senhor Secretário, Senhor Embaixador, etc.).
4) No encerramento, usam-se algumas fórmulas como: Aproveitamos o ensejo para manifestar nossos protestos de estima e apreço ou Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos protestos de consideração e apreço, etc.
5) A Abreviatura DD. significa "digníssimo". Outras abreviaturas muito usadas: D. (digno), M.D. (muito digno).
Aluno: Thiago Diniz da Silva Teixeira / 3ª Fase - EJA
Aluna: Janina Maria da Silva / 4ª Fase - EJA
Observação: O número dos documentos pessoais (RG e CPF) são fictícios para preservar a identidade de cada aluno, já que tem-se a conscientização de que os dados pessoais não podem ser publicados.
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